quinta-feira, 19 de abril de 2012

COMBATER A SECA OU FAZER O ARRAIÁ DU LICURÍ ???

 Açude Serrote
 Açude Serrote

 Arraiá du Licurí

Arraiá du Licurí

 
A Coordenação de Defesa Civil (Cordec) contabiliza 199 cidades da região semiárida, das 266 que existem, em situação de emergência por conta da longa estiagem na Bahia. Até abril deste ano, 2.358 mil moradores da zona rural têm sido impactados pelas consequências desse período sem chuva, segundo levantamento da Cordec, realizado a partir dos relatórios enviados pela gestão de cada cidade afetada.
Na nossa cidade não é diferente, coxos secos, o chão rachado, um tom marrom e cinzento toma conta do nosso cotidiano.
Diante de todos esses problemas, a cidade de Serrolandia é uma das cidades que decretaram estado de emergência por causa dos efeitos da seca que fere no peito e na alma o  morador da zona rural, o fazendeiro, o vaqueiro, enfim, todos aqueles que dependem da roça pra sobreviver, no nosso caso, quase todo mundo.
O nosso maior manancial está com seus dias contados, o Açude Serrote que já serviu pra lavar roupa, beber a água, serviu de abastecimento por muitos anos na cidade e em alguns povoados, hoje nem peixe existe mais, devido a degradação humana, a poluição  e principalmente a seca que existe em nossa região a mais de vinte anos que foi a maior enchente que Serrolandia já viu, foi quando a Lagoa encontrou-se com o Açude, em 1989.
Diante de tanta preocupação, de procura de soluções cabíveis, a busca se torna incessante por parte dos proprietários, assim também como o poder público através de projetos, abastecimentos de água através de carros pipa, dentre outras medidas.
Contudo, o nosso maior festejo, a nossa maior festa tradicional e cultural está ameaçada, contendo uma incógnita por parte de muitas pessoas, a maioria jovens que desejam, esperam ansiosos pelos 3 dias de alegria que é proporcionado pelo Arraiá Du Licurí, trazendo moradores e visitantes que se misturam na massa empolgada e extrovertida se satisfazem festa linda e bem organizada que neste ano de 2012 completa 20 anos de tradição. Portanto fica a pergunta no ar. O que fazer??
O prefeito Municipal de Serrolandia, O senhor Gildo Mota tem a maior responsabilidade em suas mãos, a maior e mais delicada decisão a ser tomada por parte de um agente político.
Combater a seca? Realizar a festa?
Entretanto a população espera ansiosos por uma solução e principalmente esperam por chuva, pela água doce, límpida e tranqüilizadora que cai do céu e que acalenta todos nós.
Dê a sua opinião na enquete acima.
Qual decisão deve ser tomada pelo Prefeito de Serrolandia?
Usar o dinheiro que seria usado no Arraiá para combater a seca?
Fazer a Festa diante de todos os problemas?

Por Pedro Filho

Um comentário: