quarta-feira, 17 de outubro de 2012

NÃO HAVERÁ HORÁRIO DE VERÃO NA BAHIA NOS PRÓXIMOS 2 ANOS, DIZ GOVERNADOR

NÃO HAVERÁ HORÁRIO DE VERÃO NA BAHIA NOS PRÓXIMOS 2 ANOS, DIZ GOVERNADOR



O governador Jaques Wagner afirmou na manhã de quinta-feira (11), na Governadoria do Estado, em Salvador, que não haverá mais horário de verão na Bahia nos próximos dois anos. No domingo (7), o governador chegou a anunciar a a adesão do estado ao horário de verão. Na manhã desta quinta, foi feito o anúncio de cancelamento do horário de verão na Bahia.

"No ano passado tomei a decisão em função de manter a sintonia de horário com Brasília. Na ouvidoria [do governo], nos últimos 11 meses, tivemos 20 mil reclamações contra o horário de verão. É um volume grande. Fui a campo e fizemos uma pesquisa que revelou que 75% da população rejeita o horário de verão. Tomei a decisão porque a população é contra", disse.
Jaques Wagner informou que na quarta-feira (10) recebeu um grupo de representantes de vários sindicatos trabalhistas pedindo que a adesão do estado ao horário de verão fosse cancelada. Segundo o governdaor, a pressão da área empresarial para que houvesse a mudança de horário na Bahia sempre foi muito grande.
Wagner afirmou que quando esteve em Brasília, na terça-feira (9), foi para solicitar à presidente Dilma Rousseff e ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que a Bahia ficasse fora da medida, que visa reduzir o consumo de energia durante o período de adesão. "Tive a convicção de que não posso incomodar a maioria da população. Ano passado aderimos, foi um teste, houve uma rejeição muito grande. Em função disso, tomamos a decisão de cancelar o horário de verão", afirmou.

Em 2011, o estado adiantou em uma hora o relógio depois de oito anos sem participar do horário de verão. Segundo o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a Bahia economizou 105 megawatts em 2011, o que corresponde a 4,2% de toda a energia elétrica que seria consumida neste período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário