quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

TOPA QUER ALFABETIZAR 250 MIL PESSOAS EM 2013

O Topa conta com a parceria das prefeituras e entidades de movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas.

 

Mais 1,18 milhão de pessoas foram alfabetizadas, até 2012, pelo Todos pela Alfabetização (Topa), o maior programa de alfabetização do Brasil. Em 2013, a meta do Governo do Estado da Bahia é alfabetizar mais 250 mil pessoas com o projeto em todo o Estado. Para isso, o Topa conta com a parceria das prefeituras e entidades de movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas. Para participar da 6ª etapa, é necessário consultar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e realizar a inscrição até 15 de fevereiro (prazo foi prorrogado. Inicialmente, a data limite era 31 de janeiro).
Com turmas de alfabetização presentes em todos os Territórios de Identidade, o programa ocupa espaços em escolas estaduais e municipais, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganas e indígenas, terreiros de culto afro e presídios, configurando, assim, uma rede colaborativa de alfabetização.
“O Topa tem realizado transformações aqui na nossa comunidade. Nunca vamos deixar de participar deste programa tão importante. Muitas pessoas conseguiram aprender a ler e conseguem, agora, continuar os estudos”, disse Alberto Luiz Borges, do Projeto Social Desportivo Arrumadinho, em Cajazeiras, ressaltando que já fez a adesão à 6ª etapa.
Experiência  Junto a cada turma, o Topa abraça uma proposta pedagógica que valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, possibilitando o acesso à leitura e à escrita. A ex-aluna do Topa em Lauro de Freitas, Maria Arlinda, de 69 anos, ressalta a importância do programa. “Gostei das aulas porque vi assuntos muito diferentes. No início, fui apenas para assistir, mas fui bem recebida e acebei ficando. Os professores são excelentes e carinhosos. É sempre bom aprender e fazer novas amizades”, disse.

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