terça-feira, 18 de junho de 2013

SERROLANDIA REALIZA MOBILIZAÇÃO CONTA VIOLÊNCIA AO IDOSO






Na manhã desta terça-feira(18), dezenas de idosos participaram da mobilização realizada pelo CRAS e pelo PETI com passeata nas ruas de Serrolandia, lembrando do dia 15 de Junho, Dia Mundial de Conscientização da violência contra a pessoa idosa.
Com direito a distribuição de panfletos educativos, carro de som, músicas, além de palestras no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, proferidas pela secretária de Assistência Social que relatou sobre o Dia a Dia dos idosos, de alguns dados recentes do município e também a assistente social do CRAS – Rosemary; relatando de algumas leis, direitos e deveres das pessoas com 65 anos ou mais, dicas de saúde e alguns fones de contato para possíveis denúncias de maus tratos conta idosos.
Os idosos são pessoas que geralmente tem uma maior fragilidade, precisam de cuidados e principalmente de paciência. Agressões físicas, psicológicas, morais, sociais, abandono e exploração financeira são denúncias mais comuns nas delegacias especializadas. Só no Brasil, dois milhões de idosos são vítimas de agressões todos os anos. E infelizmente a violência, geralmente, vem de quem deveria cuidar deles. A qualquer momento, se você presenciar algum abuso ou violência contra quem ultrapassou a casa dos 65 anos, denuncie. Isso pode ser feito através do Disque Direitos Humanos, o Disque 100.
Além da coordenação do CRAS e do PETI, Participaram da mobilização também o Conselho Tutelar, Guardas Municipais, Enfermeiros, Agentes de Saúde, Psicóloga, STTR, Secretárias e o Vice prefeito Missa que relatou da importância dos cuidados e do amor que necessita os mais velhos, além de sugerir o “Abraço Amigo”, onde todos se abraçaram, finalizando com um lanche saboroso e rico em nutrientes e com um sorriso no rosto de cada um presente neste dia.
As pessoas idosas têm direito de ir e vir com segurança e tranquilidade, direito à vida, ao lazer, à cultura, ao trabalho, à cidadania, à dignidade e ao respeito, Respeitar esse direito é um ato de Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário