sábado, 13 de julho de 2013

2º DIA DO ENCONTRO DE RADIALISTA E COMUNICADORES SOCIAIS EM JACOBINA

12/07/12 - O segundo dia de debates do Encontro de Radialistas e Comunicadores Sociais em Jacobina foi muito proveitoso, para que muitos pudessem tirar duvidas ouvir as reinvindicações e apresentar novas alternativas pra que se busque facilitar ou trazer um curso de radialistas para a cidade de Jacobina. Mais de 90% dos presentes não possuem registro (DRT), e ao mesmo tempo em que percebemos que o SINTERP/BA busca facilitar a regularização de todos, ao observar a situação, notamos uma falta de interesse na mesma, quem sabe pelo fato de alguns interesses superiores. Talvez por receio em colocar muitos habilitandos sem qualificação no mercado, conchavos com emissoras, ou quem sabe universidades? 

Só posso afirmar é que as dezenas de pessoas vindas de toda a região nordeste, esperam que o sindicato (SINTERP/BA), possa realmente aceitar esta nova demanda de profissionais que buscam a regularidade, muitos pelo simples fato de ter o seu registo na DRT – Delegacia Regional do Trabalho.

Ai senhor Everaldo Monteiro (coordenador SINTERP/BA), não adianta dizer que querem registro, mas não querem estudar, pois sabes que fica quase impossível uma pessoa comum sair do interior pra frequentar uma faculdade na capital. O SINTERP/BA deve sim, buscar trazer um curso para Jacobina, e não sortear bolsas de estudo para a capital.
Uma alternativa colocada pelo MTE- Ministério do Trabalho e Emprego através do SIRPWEB - Sistema de Registro Profissional no site sirpweb.mte.gov.br para facilita o registo de 14 categorias regulamentada por lei, inclusive para radialista foi apresentada em reunião, e tornou o site do Ministério do Trabalho sem serventia nenhuma para a categoria. Entenda: Para o radialista efetuar o registro na DRT através do SIRPWEB, é necessário um “certificado de aptidão, do sindicato da categoria” que pode ser emitido é claro pelo SINTERP/BA - Sindicato dos trabalhadores em Rádio, Tv e Publicidade do Estado da Bahia (CNPJ 14.680.137/0001-08) e é necessário o CNPJ da mesma, ou pela emissora onde o radialista presta serviço. A emissora é impossível fornecer porque não terá como justificar o fato de dar emprego e não recolher o INSS, FGTS e etc., do radialista. Ai vem o SINTERP/BA e diz que quem tem que fornecer a “certificado de aptidão” é a emissora pelo fato de querer regularizar o funcionário ou o sindicato patronal da cidade, que sabemos não ter relação nenhuma com radiodifusão.
E aí estamos num mato sem cachorro meu pai!!!. Neste sábado, 13 de julho de 2013 teremos o último encontro e esperamos maior sensibilidade, pois pelo que parece essa é a única categoria de profissionais irregulares ou ilegais. 
Ha! não posso esquecer que o prefeito Rui Macedo esteve presente, disse que estará sempre a disposição do sindicato.
Augusto Urgente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário